CONSUMIR. CONSUMIR!
E CONSUMIR...
Farei chover pão do céu; e sairá o povo e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu prove se anda em minha lei ou não (...) Isto é o que o Senhor ordenou: Colhei dele cada um conforme o que puder comer, um gômer para cada cabeça, segundo o número de pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda" (Ex 16: 4 e 16).
Consumo é quando faço uso daquilo que é necessário para a minha sobrevivência, sem faltar, nem sobrar.
Consumismo é quando adquiro além do que é necessário para a minha vida, muitas vezes de maneira desenfreada e por impulso;
Quando Deus enviou o Maná no deserto, Ele deixou regras para que fossem cumpridas pelos filhos de Israel. Não se poderia colher o pão de qualquer maneira e na quantidade que quisessem. Deveriam ser colhidos o necessário para cada dia e pelo número de moradores de cada tenda. Nem mais, nem menos.
Segundo psicossociólogos, os consumidores tem o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
- Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. As vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
- Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping Center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
- Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.
TIPOS DE CONSUMIDORES
Consumidor individualista:
É aquele que está preocupado com seu estilo de vida pessoal. Nesse caso compra pelo desejo e prazer de ter o que quer.
Consumidor eficiente
O consumidor consome de modo eficiente, cuidando do seu bolso e do seu gosto. Costuma pesquisar preços antes da compra e zela pela qualidade dos serviços e produtos que consome.
Consumidor responsável
O consumidor leva em consideração as informações recebidas sobre produtos e empresas. Só compra um produto se receber a informação dizendo, por exemplo, que ele ou empresa que o produz prejudicam o meio ambiente.
REVISTA VEJA: EDIÇÃO ESPECIAL/2003:”Eles gastam muito”(OS adolescentes)
O resultado da pesquisa, que tomou como base um trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Is the Future Yours? (O Futuro É Seu?), foi significativo: os brasileiros ficaram em primeiríssimo lugar no ranking desse quesito, deixando para trás franceses, japoneses, argentinos, australianos,italianos, indianos, americanos e mexicanos.
Queridos(as)
Uma das qualificações mais necessárias aos filhos de Deus nesses últimos tempos é a sabedoria. Busca-se com afinco o conhecimento humano, o que é louvável, mas este NÃO é suficiente para enfrentarmos as lutas cotidianas, tanto no campo natural, quanto no espiritual. Assim diz: Ec 8: 5
"Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário